top of page
Search

VOCÊ NÃO DEVERIA CONTAR COM O INSS PARA SUA APOSENTADORIA, ENTENDA O PORQUÊ.

  • Leandro Ávila
  • Apr 28, 2015
  • 2 min read

bomba.jpg

Se você confia o seu futuro ao INSS, precisa saber que o sistema é uma verdadeira bomba relógio que explodirá no futuro e poderá arruinar sua vida financeira, justamente na fase da sua vida onde a estabilidade é a coisa mais importante.

O INSS é um sistema insustentável na forma que se encontra hoje. Mudanças drásticas deverão ser feitas no sistema para que ele não quebre nas próximas décadas ou para que ele não leve o estado à falência.

O atual Regime Geral da Previdência é insustentável. “É uma bomba relógio”, afirmou o ministro Augusto Nardes do TCU, sobre a falta de recursos para continuar pagando as aposentadorias no futuro. (fonte)

Se você ainda não se aposentou, precisa iniciar um plano de formação de patrimônio para poder viver sua velhice com dignidade, sem depender dos seus filhos, sem depender dos amigos e do assistencialismo do estado.

Se você já está aposentado, deveria pensar na possibilidade de voltar a

exercer alguma atividade profissional enquanto ainda tem saúde para isto. Não é de hoje que os educadores financeiros, economistas e especialistas alertam as pessoas para este problema.

Modelo de Pirâmide:

O modelo de previdência utilizado no Brasil se parece muito com um “esquema de pirâmide”. Isto que o torna insustentável no longo prazo. Este esquema também é conhecido como “Esquema de Ponzi“, mas os especialistas gostam de dizer que nossa previdência usa o sistema de repartição. Funciona assim:

Um grande número de pessoas está trabalhando e contribuindo com o INSS que utiliza este dinheiro para pagar os benefícios de um número menor de pessoas que estão aposentadas. Enquanto o número de pessoas contribuindo for maior do que o número de pessoas aposentadas, o sistema funcionará bem.

O sistema entrará em colapso quando o número de aposentados for maior do que o número de pessoas trabalhando e contribuindo com o INSS. Este dia está chegando. Estima-se que na década de 80 eram 100 pessoas trabalhando e contribuindo com o INSS para cada 10 aposentados recebendo benefícios. Até 2030 para cada 100 trabalhadores ativos teremos 147 aposentados, ou seja, teremos um sério problema.

Segundo o IBGE e o IPEA a população brasileira deverá parar de crescer por volta de 2030. Os motivos apontados é a combinação da queda da mortalidade com a redução da fecundidade. Os brasileiros estão vivendo mais e ao mesmo tempo estão tendo menos filhos. A população deve parar de crescer em 2030 quando atingir 206,8 milhões de habitantes. Mais da metade da população terá mais de 45 anos.

Continue lendo esse artigo na pagina do autor (link para a pagina do autor)

Caso você conheça pessoas que esse artigo pode ajudar, compartilhe com elas.

Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, favor deixar seu comentário na seção abaixo, ou envie-nos um e-mail.

Se ainda não esta cadastrado no nosso site para ficar atualizado sobre o tema educação financeira, basta se cadastrar ao lado.

Posts Relevantes
Posts Recentes
Arquivo
Tags
Rede Social
  • Facebook Basic Square
bottom of page