top of page
Search

COMO VOCÊ PODE TIRAR PROVEITO DO BLACK FRIDAY?

  • Writer: Eduardo Ribeiro
    Eduardo Ribeiro
  • Nov 27, 2014
  • 3 min read

Por Eduardo Armbrust

Não transforme sua "Black" compra em um "Nightmare" (Pesadelo)

Black Friday ou Sexta-Feira Negra foi um termo criado pelo varejo Americano para nomear uma ação de vendas que acontece na Sexta-Feira (Friday) após o feriado de Ação de Graças.

A ideia vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil.

O dia também é conhecido por dar início à temporada de compras de natal. A popularidade do evento é grande, sendo que os descontos oferecidos são considerados mais atrativos do que os natalinos por muitos consumidores.

No Brasil, o primeiro Black Friday aconteceu no dia 28 de novembro de 2010, totalmente online, e vem ganhando aderência desde então pelos varejistas de lojas físicas. No início foram R$ 5 milhões em vendas e passou para R$ 100 milhões em 2011, e vem crescendo todo ano pela participação de mais lojas e de mais consumidores.

O evento não tem regulamentação, nem organização centralizada. Qualquer empresa, tanto virtual, quanto física pode fazer promoções com o nome Black Friday

Esse evento tem a intenção de gerar no consumidor a sensação de que agora é a hora certa de consumir e que tudo está barato, e a grande maioria dos Brasileiros (consumistas por natureza) só precisam dessa deixa para usar como desculpa, afim de justificar algum consumo.

Sugiro então que você tente enxergar o cenário de fora, ficando atento para as armadilhas do varejo e fazer um bom negócio em algo que esteja dentro do seu planejamento para aquisição.

Para que isso ocorra, o item que você tem interesse em adquirir, e que já estava no seu planejamento para compra, ou seja, você já vinha reservando uma parte do orçamento para esse sonho, talvez esse seja o momento em que esse item tenha um desconto maior.

Para você saber se está no momento certo, precisaria estar monitorando o preço desse item, pois apesar de estar no Black Friday, não quer dizer que ele esteja mais barato, visto que um dos maiores motivos de reclamação do Black Friday são os preços maquiados, ou seja, os varejistas vão aumentando os preços dos produtos nas semanas anteriores e nos dias da promoção Black Friday dão um desconto para você ter a sensação de que esta mais barato, cuidado com essa armadilha.

Você também pode contar com o site cuponation e o buscape, que tem o monitoramento dos preços para produtos do Black Friday.

Outros pontos de atenção para o Black Friday não virar pesadelo, é atentar para:

Forma de Pagamento (cuidado como os juros embutidos no parcelamento em relação ao preço à vista, e já que você se planejou e tem o dinheiro para consumir aquele produto poderá tirar vantagem na aquisição sem parcelamento).

Compre apenas em sites conhecidos e com avaliações positivas (vale a pena consultar o site Reclame aqui, para saber se a loja tem ou não reclamações, caso a sua compra seja pela internet)

Estoque do produto – Pergunte ou fique atento para as letras minúsculas nas propagandas das lojas online e físicas, tem loja vendendo o que não tem para entregar, e o seu produto pode demorar muito para chegar.

Espero que você tenha se planejado para esse momento, caso negativo, comece desde já para poder aproveitar melhor o Black Friday do próximo ano, com certeza suas vantagens serão maiores ainda.

Se Você não tem noção de como pode fazer esse planejamento, eu preparei um curso grátis, com três videoaulas e uma planilha eletrônica para te ajudar a iniciar esse processo. Click nesse link para ter acesso.

Caso você conheça pessoas que esse artigo pode ajudar, compartilhe com elas.

Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, favor deixar seu comentário na seção abaixo, ou envie-nos um e-mail.

Se ainda não esta cadastrado no nosso site para ficar atualizado sobre o tema educação financeira, basta se cadastrar ao lado.

Posts Relevantes
Posts Recentes
Arquivo
Tags
Rede Social
  • Facebook Basic Square
bottom of page