top of page
Search

VÁRIOS CARROS, ALGUNS IMÓVEIS E APENAS UMA APOSENTADORIA!

  • Writer: Eduardo Ribeiro
    Eduardo Ribeiro
  • Sep 30, 2014
  • 4 min read

Por Eduardo Armbrust

Com certa frequência o tema Aposentadoria aparece como assunto nos blogs de finanças pessoais e gostaria de ir mais a fundo, fazendo você refletir sobre o tema desse artigo.

Façamos então um exercício com a seguinte pergunta: Quantas vezes você provavelmente irá trocar de carro ao longo da sua vida?

Quantas vezes você provavelmente irá trocar de imóvel ao longo da sua vida?

Provavelmente você chegou a conclusão de que trocará mais vezes de carro do que de imóvel ao longo da sua vida, correto?

Agora eu pergunto: Quanto tempo você gasta pesquisando um carro, ou até mesmo testando-o antes de comprar?

Quanto tempo você gasta pesquisando uma casa ou apartamento antes de comprar? Provavelmente você deve gastar mais tempo com a casa e apartamento do que com o carro, correto?

Agora para refletir, analise o que acontece se, após ter pesquisado, você tiver comprado o carro errado. Você pode vendê-lo, assumir o prejuízo entre a venda e a compra de outro carro, e corrigir o problema, correto?

Agora vamos refletir sobre a escolha da casa ou apartamento errado. Você pode fazer o mesmo processo que fez com o carro, talvez leve um pouco mais de tempo e também um pouco mais de prejuízo, considerando todos os custos e o prazo que você decidiu fazer isso, porém também poderá corrigir a decisão errada, correto?

Nesse momento você já deve estar imaginando onde quero chegar, e vêm as duas últimas perguntas:

Quantas vezes na vida você vai se aposentar? Provavelmente uma, correto? E o que acontece se você errar na estratégia que você escolheu da previdência privada? ....

Isso mesmo, você chegou na hora de se aposentar e descobriu que a sua estratégia (ou a ausência dela) estava errada. Como fazer agora para voltar no tempo e corrigir?

Como para essa pergunta só existe uma resposta, e ela é: “não tem como voltar no tempo”, é preciso e recomendado que você gaste no mínimo mais tempo do que no caso do carro e do imóvel, porém é exatamente o inverso que acontece, na maioria dos casos, com a Aposentadoria.

Como se trata de algo que só vai ocorrer no futuro existe a tendência de adiar a análise sobre esse tema.

Do outro lado temos os bancos promovendo seus produtos de previdência privada, quase que terceirizando esse problema para você, fazendo com que entremos no primeiro plano que aparece na frente, ou aquele que o gerente do banco indica, e ainda, nem ao menos sabemos se o que pagamos todo mês vai ser suficiente para uma aposentadoria tranquila.

Com base nisso, você não acha que deveria gastar um pouco mais de tempo pesquisando e entendendo sobre quais as melhores estratégias para a sua aposentadoria, pelo menos mais tempo do que você gasta na compra de um Imóvel ou Automóvel, visto que na aposentadoria não existe margem para erro, pois o único prejudicado será você e sua família.

Talvez agora você esteja concluindo: Mas eu não sei nada sobre investimentos! Não sei nem mesmo por onde começar.

Se você está nessa situação, comece investindo na sua Educação Financeira, isso fará com que você aos poucos corrija sua rota e não tenha o susto e frustração quando chegar o grande dia.

O mercado esta cheio de armadilhas, e a informação é a melhor aliada para você não cair nelas.

Abaixo segue um quadro para você começar a refletir sobre qual a melhor estratégia para começar a investir seu dinheiro para aposentadoria, se através de um fundo de previdência privada ou através de alguma outra estratégia de investimento.

Você sabe o que é taxa de carregamento? Qual é a sua, caso você tenha um plano de previdência privada? Você esta confortável com ela?

Vamos utilizar como exemplo um fundo de previdência privada em um banco, com taxa de carregamento de 3,5% e mais 3% de taxa de administração, com depósitos mensais de R$ 200,00.

Veja o que acontece com apenas 5 meses. A taxa de carregamento é o valor (%) que o fundo cobra sobre cada aplicação feita.

previdencia_edited.jpg

Se você tivesse deixado o dinheiro em casa, teria mais do que se tivesse aplicado no fundo de previdência privada do exemplo acima.

Então imagina se você tivesse esse dinheiro em um investimento mais básico e tradicional que existe, uma poupança, teria um saldo de R$ 1.010,05, não que o melhor investimento para a sua previdência privada seja na poupança, (veja que existem melhores alternativas) porém com certeza em um fundo de previdência com 3,5% de taxa de carregamento e mais 3% de taxa de administração, é que não é, e por incrível que pareça é o que mais tem por ai.

Para ficar atualizado com informações que contribuam para a sua Educação financeira, cadastre seu e-mail no nosso site.

Caso você tenha gostado do artigo, curta e compartilhe com as pessoas que você gosta.

Veja no link abaixo outro comentário sobre previdência extraído do blog do Beto Veiga sobre esse tipo de situação http://www.betoveiga.com/log/index.php/2011/11/historinha-curiosa-sobre-planos-de-previdencia-privada/

Posts Relevantes
Posts Recentes
Arquivo
Tags
Rede Social
  • Facebook Basic Square
bottom of page