VOCÊ PRECISA DO IPHONE 6 PARA SER FELIZ?
- Eduardo Ribeiro
- Sep 19, 2014
- 2 min read
Por Leandro Ávila
"A Apple está lançando seu novo iPhone 6, repleto de tecnologias que as pessoas não precisam, embora acreditem piamente que são absolutamente necessárias.
Milhares de pessoas estão neste momento enfrentando filas, muitas dormiram nas ruas por vários dias, para serem as primeiras a comprar o novo aparelho.
Fila de 1.200 pessoas na frente da loja da Apple na cidade de Sydney:
Sou administrador de empresas por formação, trabalhei com marketing por muito tempo, hoje sou educador financeiro e sempre que vejo estas filas penso comigo mesmo: “É incrível como as pessoas se deixam manipular pelas empresas”. Não tenho nada contra as pessoas que consomem seus produtos. As pessoas são livres para gastarem o próprio dinheiro da forma que acharem melhor. Vou aproveitar a situação para expor minha livre opinião sobre o consumo de marcas com base na educação financeira que acredito.
A marca te faz uma pessoa especial?
Conheço pessoas que se sentem mais inteligentes que outras, por utilizarem determinadas marcas. Pagam mais caro para terem acesso a recursos que não precisam e que não serão úteis na mesma proporção do preço que estão pagando. Mesmo assim, exibem suas aquisições como se desejassem provar que sabem fazer boas escolhas. Ainda se tornam propagandistas da marca entre amigos e parentes. São influenciadas e ajudam a influenciar outras pessoas a consumirem determinadas marcas, sem perceber que estão a serviço de um jogo comercial. Este comportamento em que o consumidor defende e propaga a marca, de forma fanática, não ocorre por obra do acaso. Tudo isso é muito bem planejado, estudado e executado. Por isso, as pessoas não são culpadas por se comportarem assim. Os fãs de grandes marcas são vítimas de uma indústria de marketing que gera muitos lucros para as empresas e ao mesmo tempo, gera desequilíbrio financeiro, cobiça e até sofrimento para uma parcela da população que fica excluída. O objetivo de muitas marcas é oferecer produtos exclusivos, no sentido de exclusão mesmo, ou seja, nem todo mundo terá condições de ter o produto e isto é uma característica desejável. É uma segregação planejada já que isto agrega valor ao produto perante determinado público.
Mentes que manipulam mentes
Tudo faz parte da estratégia, muito bem planejada, de grandes empresas. As grandes mentes da comunicação, marketing e propaganda estão a serviço de grandes grupos da indústria. Todo comportamento fanático de consumo é muito bem arquitetado, não é obra do acaso. Produzir fãs no lugar de consumidores é o objetivo de muitas marcas. Você precisa entender mais sobre como estes mecanismos ocorrem dentro das empresas e como isto impacta na sua vida. Assim você não permitirá que utilizem você como propaganda ambulante de produtos e marcas. A base da questão está na diferença entre necessidade e desejo. As empresas fazem de tudo para confundir as duas coisas. Muitas vezes você acredita que necessita de determinado produto, quando na verdade apenas deseja o produto." Leia texto completo em: www.clubedospoupadores.com/consumo/voce-precisa-do-iphone-6.html © Clube dos Poupadores